domingo, 19 de julho de 2009

29 DE NOVEMBRO DE 1947

O Dr. Arthur Falk, estudioso judeu, em um congresso em Jerusalém discursou assim sobre esta data:
No caso eu gostaria de citar em primeiro lugar a decisão das “Nações Unidas” em 29 de novembro de1947, através da qual foi criada a base jurídica internacional para o Estado de Israel e que foi a condição para tudo que seguiu mais tarde.

Se tivesse faltado um único voto nessa decisão, em que era necessária uma maioria de dois terços (pela qual se empenhou o então presidente da Assembléia Geral da ONU, o brasileiro Oswaldo Aranha NT), tudo que veio mais tarde, não teria acontecido.

O mais surpreendente para o mundo foi naquele tempo a cooperação harmoniosa entre as duas superpotências, os EUA e a Rússia, algo que dificilmente ocorreu em outras ocasiões. De qualquer modo, o desenrolar dos acontecimentos que levaram a essa decisão da ONU foi tão singular, que Arthur Loestler deu o título:

“O milagre de Lake Sucess”, ao capítulo do seu livro em que os descreve (Lake Sucess era o nome do lugar em que a ONU se reuniu na oportunidade).

Fonte: Notícias de Israel, Nov/87, página 3



MEMBROS DA FAMÍLIA DE OSWALDO ARANHA VISITARAM HOJE O KIBUTZ BROR HAYL ONDE ESTÃO EXPOSTOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS E O MARTELO USADO POR ARANHA NA ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU QUE APROVOU A PARTILHA DA PALESTINA EM 29 DE NOVEMBRO DE 1947

2 comentários:

  1. Gostei muito fico grato pois me dá mais conhecimento e me faz crescer,linda esta historia,que bom termos pessoas preocupadas de transmitir conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou cristão. Nasci também neste dia. E creio que no dia 29 de novembro de 2009 haverá a manifestação de um evento estrondoso em minha vida: minha cura (conforme postagens "Nasceu... o Fim (Parte ..." - blog sesinandofontes.blogspot.com). A Bíblia trata este acontecimento com a metáfora da figueira, cujo nascimento desembocará brevemente no fim de algumas coisas e nascimento de outras.

    ResponderExcluir