quinta-feira, 28 de outubro de 2010

JERRY LEWIS, UM JUDEU

JERRY LEWIS


INTRODUÇÃO


Jerry lewis foi o mais importante comediante que alegou a minha infância, lembro-me com saudades da década de setenta e oitenta, nos programas de televisão, nas sessões vespertinas de televisão, ainda em preto e branco, as comédias estilo pastelão do grande Jerry Lewis, eu até mesmo arriscava imitá-lo. Era muito engraçado, tanto ele quanto o seu companheiro Dean Martin.








ORIGEM E VIDA PESSOAL


Em 16 de março de 1926 nasceu este judeu de procedência russa, seu nome real é Joseph Levitch (Levita José) e seu pai se chamava Daniel Levitch. Nasce na cidade de Newark, estado de Nova Jersey nos Estados Unidos. Aos cinco anos de idade ele começo a atuar com o nome de Joey Lewis e somente mais tarde mudou para JERRY LEWIS. Foi casado duas vezes, a primeira vez com Palmer e a segunda esposa foi Pitnick. Teve seis filho no primeiro casamento e uma filha no segundo casamento


CARREIRA


Na década de 40 Jerry Lewis e Dear Martins fazem dupla, cantando e fazendo shows, Martins era o cara sério e Lewis, o palhaço da dupla. Além de programa de radio, Martin e Lewis se apresentava na Televisão, que estava engatinhando, no programa THE COLGATE COMEDY HOUR. No dia 25 de Julho de 1956 a dupla veio a se descontituida, mas a carreira de Lewis continuou em ascensão. Nos anos 50 era publicado um gibi com as histórias de Lewis e muitas vezes ele contracenava nos gibis com o Superman, Batman e outros herois. Lewis era cantor, comediante, ator e diretor.


A revista francesa CAHIERS o elegeu o PALHAÇO PREFERIDO DA FRANÇA, recebendo ao longo de sua carreira diversos títulos honoríficos.








OS MELHORES FILMES


Das dezenas de Obras cinematográficas do Jerry Lewis destaco estes filmes, mas todo o acervo de Jerry Lewis é uma receita para rir a vontade. O filme Professor Aloprado foi refilmado recentemente tendo Eddie Murphie como protagonista e fazendo grande sucesso.


"The Nutty Professor" (1963) – O PROFESSOR ALOPRADO
The Ladies' Man" (1961) – HOMEM DE SENHORAS
"The Bellboy" (1960) – O RAPAZ TRAPALÃO
"It's Only Money" (1962) – ISSO É SÓ DINHEIRO

The Disorderly Orderly (1964)O ENFERMEIRO DESORDENADO (1964)



PRÊMIOS



1952 – Ganhador do Photoplay Special Award do Photoplay Award

1954 – Ganhador do Golden Apple Award na categoria "Melhor Ator Cooperativo"

1965 – Ganhador do Golden Laurel Special Award do Golden Laurel Award.

1998 – Ganhador do Lifetime Achievement Award in Comedy do American Comedy

1999 – Ganhador do Career Golden Lion Award no Festival de Venice.

2004 – Ganhador do Career Achievement Award do Los Angeles Film Critics Association.[

2005 – Ganhador do Governors Award do Emmy Award.

2005 – Ganhador do Lifetime Achievement Award do Las Vegas Film Critics Society

2005 – Ganhador do Golden Camera for Lifetime Achievement Award do Golden Camera

2005 – Ganhador do Nicola Tesla Award

2006 – Ganhador do Satellite Award na categoria "Melhor Artista Convidado"

2009 – Ganhador da estrela da Calçada da Fama de Nova Jersey.

2009 – Ganhador do Prêmio nobel Humanitário, no 81o Prêmio da Academia





AS DOENÇAS


Jerry Lewis tem hoje 84 anos e já passou por muitos problemas de saude, uma grave acidente (1965) durante uma apresentação, o fez sobre durante décadas com dores na costa, o que fez dele um viciado em remédio para combater a dor, o PERCODAN. Em 1982 sofreu um grave ataque cardíaco e um outro em 2006. Em 1999 teve uma meningite viral. Em sua vida já combateu câncer de próstata, fibrose pulmonar e diabetes, mas continua com vitalidade e ainda recentemente anunciou novo trabalho. Atualmente vive em Las Vegas, estado de Nevada.



O HUMANITÁRIO


Somente em 1976 Lewis e Martins seria vistos junto, após longos anos de separação, foi em um programa do Telethon, encontrado patrocinado por Frank Sinatra. Mas a reconciliação entre os dois só seria consumada após a morte de Martin em 1995. Lewis escreveu um livro em homenagem ao seu parceiro intitulado: Dean & Me; A Love Story. Jerry Lewis é um artista consciente do seu papel solidário com o próximo e esta frase do Lewis demosntra bem a pessoa que ele é:


"I shall pass through this world but once. Any good, therefore, that I can do or any kindness that I can show to any human being, let me do it now. Let me not defer nor neglect it, for I shall not pass this way again!"


(“Eu passarei por este mundo, mas tubo bem, por isso, que eu possa fazer toda a bondade que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu faça agora. Não adiarei e nem neglicenciarei esta tarefa, pois não passarei por este caminho novamente! ")


Em 1977 Lewis chegou a ser indicado par o prêmio Nobel da Paz. Em fevereiro de 2009 Lewis recebeu o Oscar Humanitário pelo seu trabalho em favor dos portadores de distrofia muscular, recebendo o prêmio pelas mão do ator Eddie Murphy.








CONCLUSÃO

Esperamos que Jerry Lewis ainda viva o suficente para completar sua missão em favor do próximo. Lewis fez escola no mundo do cinema e Jim Carrey é apontado como um sucessor da comédia que tanto nos fez rir em tempos passado.



OBRAS CONSULTADAS


http://www.jerrylewiscomedy.com/biography.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerry_Lewis

http://www.alohacriticon.com/elcriticon/article167.html

http://www.cinemaemcena.com.br/Premiacao_Detalhe.aspx?id_premiacao=1247&id_premio=1

http://humor.about.com/od/comediansk/tp/jerry_lewis.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário