quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

GUERRA DOS SEIS DIAS

A GUERRA DOS SEIS DIAS DUROU DO DIA 05 A 10 DE JUNHO DE 1967.

ISRAEL ENFRENTOU : EGITO, JORDÂNIA E SÍRIA.

A GUERRA OCORREU PORQUE O EGITO APOIAVA GUERRILHEIROS QUE ATACAM ISRAEL, O EGIOT AINDA BLOQUEOU O GOLFO DE AGABA, ROTA DA NAVEGAÇÃO DE ISRAEL

QUANDO ISRAEL POR MEIO DE RADARES DETECTOU GRANDE MOVIMENTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS DO EGITO VINDO EM DIREÇÃO A FRONTEIRA, EM APENAS 3 HORAS DE ATAQUE, NO DIA 05 DE JUNHO DE 1967, ISRAEL DESTRUIU 319 AVIÕES EGÍPICIOS QUE AINDA ESTAVAM NO SOLO, TENDO UMA BAIXA DE APENAS 19 AVIÕES.

A GUERRA ECLODIU POR TODAS AS FRONTEIRAS. ISRAEL OCUPO A FAIXA DE GAZA E O SINAI NO SUL. AO NORTE ISRAEL AVANÇA SOBRE A SÍRIA TOMANDO AS COLINAS DE GOLÃ. AO LESTE, A JORDÂNIA BORBARDEIA ISRAEL QUE REVIDA E CONTRA AMMAN E MAFRAQ

AO FINAL DE 6 DIAS, ISRAEL DOMINA A CIJORDÂNIA, A TOTALIDADE DE JERUSALÉM, A FAIXA DE GAZA, A PENÍNSULA DO SINAI E AS MONTANHAS DE GOLAN, ESTENDENDO SEU TERRITÓRIO PARA UMA ÁREA 4 VEZES MAIOR DO QUE A DE 1949 QUANDO DA FUNDAÇÃO DO MODERNO ESTADO DE ISRAEL.


ARIEL SHARON NA GUERRA DOS SEIS DIAS DOMINA A PALESTINA

-------------------------------------------------------------
O SITE www.guerra.brasilescola.com DESCREVE ASSIM A GUERRA DOS SEIS DIAS :

Em 5 de junho de 1967, deu-se início à Guerra dos Seis Dias. Conflito armado pelos israelenses, com o apoio dos EUA, atacaram o Egito, a Síria e a Jordânia.
Depois da vitória, os israelenses anexaram-se à península do Sinai, faixa de Gaza, Cisjordânia e colinas da Golan.

Anos depois do conflito arábe-israelense, o Egito voltou a ocupar o deserto do Sinai. Em 1967, adiantando um ataque iminente do Egito e da Jordânia, Israel surpreendeu as nações aliadas, lançando um ataque preventivo e arrasador à força aérea egípcia.

Em 5 de junho, ao amanhecer, a força aérea israelense (FAI), fez um ataque coordenado às principais bases aéreas do Egito, destruindo todos os seus aviões no solo e inutilizando as pistas, marcando o início da Guerra dos Seis Dias.



Ariel Sharon (2º da direita) e outros oficiais chegaram a uma base militar israelense no deserto do Neguev, a 1º de junho de 1967. Quatro dias mais tarde, eles lutavam na Guerra dos Seis Dias, que terminou com a derrota do Egito, da Jordânia e da Síria. Israel conquistou a Faixa de Gaza, as Colinas de Golã e a Cisjordânia.



No período da guerra, a FAI, destruiu 350 aviões árabes e perdeu 31. O exército Egípcio tinha 7 divisões e cerca de 950 carros de combate.
O exército israelense montou a Operação Lençol Vermelho, fazendo um ataque-relâmpago.
Em 8 de junho, os israelenses fizeram uma armadilha, destruindo 60 tanques, 100 caminhões e 300 veículos. Para reabrir o estreito de Tiran, foi enviado um grupo de combate para o sul da península, a fim de encontrar com as forças pára-quedistas que saltavam em Sharma-el-Sheikh, não teve luta porque a guarnição egípcia havia se retirado.
Dificilmente na história militar, ocorreu uma vitória tão ampla e que foi conquistada em tão pouco tempo, foram apenas 4 dias para derrotar um grande exército com 7 divisões.

FORÇAS ARMADAS DE ISRAEL

3 comentários: